Search


Óleos essenciais são compostos aromáticos naturais e voláteis extraídos de plantas durante um processo de destilação ou de prensagem a frio. Eles podem ser encontrados em sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes de plantas e são mecanismo de defesa da natureza para as plantas e suas células. Se você já apreciou o perfume de uma rosa, experimentou as qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Eles podem ser bonitos e poderosamente perfumados.


📌Mas o que é um composto aromático volátil exatamente? 📌


Em suma, estes compostos são pequenas moléculas orgânicas que tendem a mudar rapidamente do seu estado sólido ou líquido para um gás à temperatura ambiente. Eles são chamados voláteis porque mudam de estado rapidamente. Quando você abre uma garrafa de óleo essencial pela primeira vez, percebe que o aroma é potente e você consegue sentir o cheiro específico até de alguma distância.


As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem rapidamente pelo ar e interajam diretamente com os sensores olfativos no nariz. Tais propriedades únicas tornam os óleos essenciais ideais para a inclusão em aplicações de aromaterapia – usando esses compostos de plantas para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis – bem como outras aplicações. Os tipos de compostos aromáticos voláteis presentes em um óleo essencial determinam o aroma do óleo e os benefícios que ele oferece.


Mas, além de seus benefícios intrínsecos às plantas e sua bela fragrância, os óleos essenciais são usados há muito tempo para preparação de alimentos, tratamento de beleza e práticas de cuidados com a saúde e podem ainda limpar, purificar e energizar o ambiente doméstico. Óleos essenciais têm sido usados por muitas culturas ao longo da história para seus benefícios de bem-estar … estes óleos poderosos podem literalmente mudar sua vida.


Mais de 3.000 variedades de compostos aromáticos voláteis foram identificadas até agora. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie. A relação delicada dos constituintes aromáticos encontrados em qualquer óleo essencial é o que o torna único e lhe oferece benefícios específicos.


Mesmo com óleos essenciais puros, a composição do OE pode variar de acordo com a hora, a estação, a localização geográfica, o método e a duração da destilação, o ano de cultivo e o clima, tornando cada passo do processo de produção um determinante crítico da qualidade geral do produto do óleo essencial.


Os óleos essenciais podem ser usados para uma ampla gama de aplicações para o bem-estar emocional e físico. Eles podem ser usados sozinhos ou em misturas complexas de óleos essenciais (blends), dependendo da experiência do usuário e do benefício desejado.


Os óleos essenciais são usados em medicamentos, cosméticos, materiais de limpeza, culinária e indústria de alimentos, perfumaria, terapêutica. Apesar de ter um grau terapêutico extremamente alto, os óleos essenciais não são medicamentos. No caso de uso terapêutico, tem-se a AROMATERAPIA, num tratamento de saúde cientificamente comprovado e natural, onde temos a ação química dos componentes específicos de cada óleo essencial; a ação sutil dos aromas na mente e emoções, observada assim que são inalados.


O uso de óleos essenciais tem aumentado muito nas últimas décadas. Estamos vivendo um boom da Aromaterapia no Brasil. Mas, para nos beneficiarmos totalmente dessas substâncias, precisamos conhecer bem o produto – aplicações, combinações, dosagens, etc. E ter um óleo de boa procedência.


Eficazes em primeiros socorros (problemas no sistema respiratório, traumas, etc.), os OE podem ser usados em qualquer tratamento, dos cabelos aos pés. Capazes de reduzir inflamações, contribuir para a cicatrização, retardar o efeito do envelhecimento, etc. Os OE ajudam na desintoxicação e a tratar muitas condições na pele (micoses, acne). Atuam como antissépticos, regeneradores, antioxidantes, etc. Os OE enriquecem qualquer tratamento devido à experiência com o olfato.


Nos cuidados corporais, podemos aproveitar os benefícios dos OE de variadas maneiras: massagens, fricções, inalação e vaporização, banhos, compressas (quentes ou frias, com água ou argilas), escalda pés, em cosméticos, como perfume natural, bochechos e gargarejos, banhos de assento, etc. O efeito aromático dessas maravilhosas substâncias é enfatizado quando usamos gotas no travesseiro, sachês, velas aromáticas, inalação e difusão aérea, etc.


No mundo todo há mais de 300 OE sendo usados para saúde e beleza. Diversos fatores determinam a escolha: segurança, disponibilidade no mercado, preço, propriedades terapêuticas, etc. A possibilidade de escolha de OE é enorme. O fato de um óleo ser popular significa que já se conhece mais sua utilização, tornando-o mais seguro. Visando facilidade e segurança para quem está se iniciando na aromaterapia, sugere-se começar com os seguintes: alecrim, eucalipto, lavanda, laranja, capim limão, hortelã e melaleuca.


Portanto, muito mais do que apenas um cheirinho agradável, os OE têm eficácia comprovada em muitos estudos realizados no mundo todo. Mas sempre é importante lembrar que são substâncias muito concentradas, devemos ter cuidado para não haver uma intoxicação ou alergia devido ao uso inadequado.


Para mais informações sobre outros benefícios ou onde comprar com o melhor preço, acesse o link abaixo:

linktr.ee/MikaelSantos

Tags: #oloesessenciais | #aromaterapia

4 views0 comments

Updated: Apr 13



Descrição

Perfeito para os que estão começando a aprender sobre os óleos essenciais, o Kit de Apresentação é tudo que você precisa para começar a desfrutar dos incríveis benefícios dos óleos essenciais dōTERRA. O Kit inclui frascos de 5 ml dos óleos essenciais de Lavanda, Limão Siciliano e Hortelã-Pimenta, além de uma lista de usos sugeridos para cada óleo na parte interior da caixa.

Estes são os Óleos Essenciais que você recebe no Kit de Apresentação doTerra (5 ml cada):


Lavanda


  • Acalma irritações ocasionais na pele

  • Quando ingerido, o óleo de lavanda reduz sentimentos de ansiedade e promove um sono tranquilo.

  • Ajuda a aliviar os sentimentos de tensão quando ingerido.

  • Um benefício aromático pelo qual o óleo essencial de lavanda é amplamente conhecido é sua capacidade de promover uma atmosfera relaxante que leva a uma noite de sono repousante. As propriedades calmantes do óleo ajudam a criar um ambiente sereno, ideal para descansar bem e manter o sono.

  • Quer saber como você pode usar o óleo essencial de lavanda aromaticamente para ajudar no relaxamento para uma melhor noite de sono? Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda em seus travesseiros ou roupas de cama para inspirar o aroma enquanto adormece. Você também pode aplicar o óleo essencial de lavanda na parte inferior dos pés, como parte de um ritual relaxante para dormir.

Modo de Usar:

Adicione à água do banho para aliviar o stress, ou aplique nas têmporas e na nuca. Adicione algumas gotas de Lavanda em travesseiros, roupa de cama, ou na planta dos pés para uma noite de sono restauradora. Graças à versatilidade de suas propriedades, Lavanda é um óleo indispensável para se ter a qualquer hora.

Usos do Óleo Essencial de Lavanda

Adicione algumas gotas de Lavanda em travesseiros, roupa de cama, ou na planta dos pés na hora de dormir.

Refresque seu armário, colchão, carro, ou o ar ao combinar Lavanda com água em um pulverizador.


Limão Siciliano



  • Limpa e purifica o ar e superfícies

  • Limpa naturalmente o corpo e ajuda na digestão

  • Ajuda a ter uma função respiratória saudável

  • Quando difundido no ar, o óleo de limão é muito edificante e energizante e ajuda a melhorar o humor.

  • Adicione óleo de limão à sua água para um sabor refrescante ou como uma alternativa aos refrigerantes e bebidas açucaradas.

  • Quando ingerido, o óleo de limão siciliano doTerra também pode limpar naturalmente o corpo e ajudar na digestão.

Modo de Usar

Aplicar sobre a pele na área desejada diluindo de 1-3 gotas em óleo de coco fracionado. O óleo essencial doTERRA também poderá ser utilizado em aromatizador elétrico colocando de 3-4 gotas.

Usos Óleo Essencial de Limão Siciliano

Difunda o óleo essencial de Limão Siciliano no ambiente para promover uma atmosfera positiva.

Saiba mais sobre o Lemon aqui.


Hortelã-Pimenta



  • Quando ingerido, ajuda na função respiratória saudável e respiração limpa

  • Promove a saúde digestiva quando ingerido.

  • Alivia a indigestão e a flatulência, acalma a náusea e o enjoo de movimento.

  • Ótimo para repelir insetos naturalmente e ajuda a aliviar picadas de mosquitos e outras irritações da pele.

  • É um desodorante corporal eficiente, pois combate o odor. Também pode ser usado para combater o mau hálito.

  • Se tiver problemas para ficar acordado durante o dia e desejar um método natural para se sentir alerta, o óleo de hortelã-pimenta usado topicamente ou aromaticamente pode ajudar. Devido aos efeitos revigorantes e refrescantes que o óleo de hortelã-pimenta puro produz quando entra em contato com a pele, o hortelã-pimenta é um óleo ideal para ficar atento e consciente.

Modo de Usar

  • Aplicar sobre a pele na área desejada diluindo de 1-3 gotas em óleo de coco fracionado. O óleo essencial doTERRA também poderá ser utilizado em aromatizador elétrico colocando de 3-4 gotas.

Usos do Óleo Essencial de Peppermint

Use uma gota de Hortelã-pimenta com Limão Siciliano em água para um refrescante enxaguante bucal

Aplique uma gota na palma da mão com uma gota de Olíbano e respire para uma experiência revigorante ao longo do dia

Aplique nos músculos antes ou depois do trabalho para ajudar a reduzir a tensão


Para mais informações sobre mais benefícios ou como comprar, acesse o link abaixo:

linktr.ee/MikaelSantos

3 views0 comments